Qual a liquidez das suas finanças pessoais?

30/06/2010 | Admin | 663 visualizações | Artigos | sem comentários

Com frequência os economistas se referem ao termo "liquidez" quando analisam a situação financeira de empresas ou até de países.

Acho interessante extrapolar os conceitos econômicos para nossa vida financeira. Vale lembrar que as regras financeiras macroeconômicas e empresariais são muito bem desenvolvidas e estudadas, então por que não aplicar algumas destas idéias em nossas finanças pessoais?

Para explicar a importância da liquidez financeira pessoal, farei uma analogia de nossa vida financeira com uma caixa d`água. Na parte de cima de uma caixa d`água está conectado um cano de entrada de água da rua.

Também em cima da caixa está outro cano que é chamado ladrão. A função do ladrão é retirar água da caixa caso o nível suba além do que deveria.

No fundo da caixa está o cano de consumo de água onde estão ligadas as torneiras, chuveiros, descargas etc. Agora imagine que o cano de entrada de água da rua é seu rendimento mensal (salário, aluguéis, rendimentos financeiros, comissões etc) e que o cano do fundo são os seus gastos.

Imagine ainda que a água existente na caixa é o seu patrimônio (casa, carro, aplicações etc).

Durante o mês vai entrando e saindo água da caixa. Se você controla seus gastos e se preocupa em poupar, no final do mês a caixa transborda, ou seja, haverá mais água entrando do que saindo. Isso quer dizer que você ganha mais do que gasta. Ótimo!

Essa água excedente vai vazar pelo ladrão e você, que não é bobo, coloca um balde para armazenar a água que sai do ladrão.

Agora pense o seguinte: se você em um caso de urgência, por exemplo, em um incêndio de média proporção, precisa de água, qual dos recipientes, balde ou caixa, é mais fácil usar para apagar o incêndio?

Obviamente é mais fácil usar o balde primeiro, simplesmente porque a água do balde pode ser usada mais rápido e sem desperdício do que toda aquela água da caixa de uma vez. Portanto, a água do balde tem maior liquidez do que a da caixa.

Financeiramente falando, os recursos que sobram todos os meses e são separados em um ativo financeiro com alta liquidez podem, em caso de urgência, ser convertidos em dinheiro mais rápido sem perda do valor. Essa é a definição de liquidez.

Todo mundo sabe como é difícil vender um imóvel ou mesmo um carro no caso de precisar de dinheiro rápido. Você acaba tendo que depreciar o valor para tentar vender rápido. Essa situação é muito ruim e preocupante.

Portanto, em sua vida financeira, é sempre importante manter um "balde com água" pronto para usar em caso de urgência.

A melhor forma de ter esse "balde" é ter dinheiro em fundos de renda fixa ou mesmo na poupança que são aplicações com rendimento sempre positivo, mesmo no curto prazo, e que não penalizam muito o rendimento caso você tenha que usá-lo rápido.

Mas, e se o "balde" transborda?

Essa é uma excelente oportunidade para você pensar em ter uma caixa d`água maior, ou seja, é o momento de aplicar em ativos menos líquidos no curto prazo, como imóveis, empresas, títulos ou mesmo ações.

Fonte: É barato ser rico!



TAGS

Deixe um comentario

Insira seus dados ou conecte-se usando sua conta no facebook

Cadastre-se no Gravatar com o mesmo e-mail sua foto aparece junto com o seu comentário.

Newsletter

Erro, e-mail inválido
Loading...Enviando...

  • O que representa maior gasto com seu carro?

    • A prestação do financiamento (41%, 23 Votes)
    • Combustível (39%, 22 Votes)
    • Ainda não tenho carro (11%, 6 Votes)
    • Impostos (9%, 5 Votes)
    • Estacionamento (0%, 0 Votes)

    Total Voters: 56

    Loading ... Loading ...
  1. 1.

  2. 2.

    Contas Online

  3. 3.

    Gbolso

  4. 4.

    Manubia

  5. 5.

    Organizze

Lista Completa


PUBLICIDADE