O que fazer para economizar e realizar sonhos?

30/07/2012 | Admin | 1.969 visualizações | Artigos | sem comentários

Por Elisa Campos

Quanto tempo você reserva no mês para pensar no seu dinheiro? A maioria dos brasileiros, se realmente for ser sincera, terá que responder pouco, muito pouco. Mario Petronilho, especialista em finanças pessoais, tem algumas dicas para te ajudar a controlar as despesas, poupar e ficar mais próximo de seus sonhos – mas você terá que gastar tempo com isso, sim.

A primeira dica é básica: faça um orçamento. Anote todas as suas receitas e despesas. Mas todas mesmo: alimentação, aluguel/prestação da casa, água, luz, telefone, transporte – público ou carro – educação, vestuário, farmácia, gastos com datas comemorativas, salão de beleza, imprevistos etc. Depois, subtraia do valor da receita total o valor da despesa total e veja se sobra ou falta dinheiro. Petronilho lembra que, apesar de chato, esse é o melhor jeito para descobrir qual é a sua capacidade de poupar. Simples e muito útil, acreditem.

Depois de montar o orçamento, planeje seus gastos . O ideal é saber exatamente o quanto você pode gastar antes de sair de casa para controlar possíveis impulsos. “Quando você entra em um shopping sabe exatamente o quanto pode gastar? Não. O que acontece? Acaba comprando algo que não precisa e que prejudica o orçamento”, afirma. Segundo ele, o ideal é se questionar sobre a real necessidade do objeto desejado. Faça a pergunta: Se eu não comprar, irá me fazer falta?

A terceira dica é cortar despesas pequenas. Segundo o especialista em finanças pessoais, a maioria das pessoas não deixa de economizar porque financia o carro ou a casa, mas porque gasta com pequenas despesas e não percebe. Ele sugere rever o plano da TV a cabo e cancelar o telefone fixo. “O que estraga o orçamento é aquela comanda da balada no final da noite”.

Por último, o especialista sugere alguns hábitos que fazem toda a diferença: o pagamento das contas sempre em dia para evitar juros e multas, organizar e renegociar dívidas, aproveitar o décimo terceiro salário para economizar, poupar sempre entre 10% e 20% de sua remuneração, nunca emprestar o nome para outras pessoas e controlar os cartões de crédito adicionais.

O segredo para o sucesso financeiro está muito mais próximo do que você imagina.

Fonte: Finanças de Bolso 

Tags: , , , , , , ,

Deixe um comentario

Insira seus dados ou conecte-se usando sua conta no facebook

Cadastre-se no Gravatar com o mesmo e-mail sua foto aparece junto com o seu comentário.

Newsletter

Erro, e-mail inválido
Loading...Enviando...

  • O que representa maior gasto com seu carro?

    • A prestação do financiamento (41%, 23 Votes)
    • Combustível (39%, 22 Votes)
    • Ainda não tenho carro (11%, 6 Votes)
    • Impostos (9%, 5 Votes)
    • Estacionamento (0%, 0 Votes)

    Total Voters: 56

    Loading ... Loading ...
  1. 1.

  2. 2.

    Contas Online

  3. 3.

    Gbolso

  4. 4.

    Manubia

  5. 5.

    Organizze

Lista Completa


PUBLICIDADE