O que é um verdadeiro planejamento financeiro?

14/06/2012 | Admin | 3.202 visualizações | Artigos | 4 comentários

Por Guilherme Azevedo Ferreira

Nas livrarias encontramos diversas teorias e práticas que abordam como estruturar objetivos, como realizar investimentos, dicas para renegociar dívidas e etc. Mas e ai? O que fazer com esse monte de informação? Precisamos nos atentar a uma verdade: Muita informação gera confusão. Veja o quanto as pessoas estão se perdendo no campo das finanças pessoais apesar de termos uma produção de informação como nunca tivemos antes.

O verdadeiro planejamento financeiro não é sobre informações, mas sobre o uso dessas informações na formação de um plano de vida, de um propósito na sua vida, de um sentido para seu dinheiro a partir deste propósito. Espera aí, mas porque o termo “verdadeiro planejamento financeiro”?

O Planejamento Financeiro quase sempre é associado a números, como quanto de dinheiro você tem ou vai ter e onde investir. Foco sempre no dinheiro. Enquanto o Planejamento Financeiro rege acerca das informações que possui, sejam essas do mercado sejam essas de seu orçamento, o Verdadeiro Planejamento Financeiro rege acerca da formação de caráter a partir da constituição de um Plano de Vida alicerçado por técnicas do planejamento financeiro.

Essa é uma nova forma de pensar sobre finanças pessoais. Precisamos alicerçar nosso planejamento financeiro em um Plano de Vida. No verdadeiro planejamento financeiro levamos você a ter uma visão para sua vida, não enxergar apenas com os olhos, mas também com o coração. Enxergar os grandes projetos que temos pela frente, encará-los e planejar o caminho para obtenção dos mesmos.

Primeiramente precisamos formalizar, dar forma, colocar um conjunto de objetivos e sonhos. Seus objetivos são seus objetivos, não se deixe levar pelas modas do momento ou por aquilo que parece ser normal simplesmente porque estão todos fazendo. Comece por você, ouça o seu coração. É claro que ainda há um monte de matemática envolvida e certamente isto é considerado. Fazemos um bom uso dessas técnicas.

Porque devo ter um planejador financeiro?
A presença de um planejador financeiro ou planejador de vida, é fundamental para o acompanhamento e sequenciamento na criação de seus projetos de vida. Com a ajuda desta pessoa devidamente qualificada você poderá enxergar melhor para onde está indo seu dinheiro e passar a gastá-lo melhor.

Acredito que para ser verdadeiramente educado precisamos contar com a orientação e o apoio de pessoas tanto na vida pessoal como profissional. Creio ainda que precisamos de pessoas que nos discipline para fazer as coisas que preciso fazer quando é preciso fazer para um dia fazer as coisas que se quer fazer quando quiser fazer.

Nunca vi ninguém aprender a nadar lendo livros de Educação Física. A presença do técnico é indispensável. Então não importa se você tem o mais alto título no tema finanças pessoais, a presença de um Coach é essencial para seu sucesso e crescimento.

Sucesso e crescimento não acontecem por acaso. Não me refiro a quantidade de dinheiro ou ao total de propriedades e muito menos o carro que possui. Me refiro a sucesso como um legado, como um sentimento que crescemos em sabedoria, que nos tornamos uma pessoa melhor e que nossa vida toca alguém.

Procure mentores para lhe ajudar a desenvolver. Invista tempo e dinheiro com esses mentores, conheça suas histórias, escute seus conselhos e descubra o que já fizeram que deu certo e o que não deu certo. Faça do aprendizado um estilo de vida e não apenas um estágio. Esses profissionais irão te economizar um tremendo tempo e uma boa soma em dinheiro.

Conclusão
Um planejamento financeiro que não contempla um projeto de vida não pode ser qualificado como um verdadeiro planejamento financeiro. Claramente todos os amigos que nos procuram buscam uma maior rentabilidade, sair das dívidas ou uma equação financeira mágica, tipo uma “receita de bolo”. Verdadeiramente, perseguem um novo projeto de vida financeira, algo que extrapola a rentabilidade de uma carteira ou o percentual de um juro. Percebam que mais importante que a rentabilidade de uma carteira de investimentos é o retorno de se viver uma vida com propósitos. Qualidade de Vida.

Enfim, eu e meus amigos, procuramos tirar o foco do dinheiro e reposicionar a família no centro do jogo. Muitos de nós focamos no dinheiro que temos, ou que achamos que deveríamos ter, buscando melhorar o nosso padrão de vida. Mas de focássemos na vida, tenho certeza que melhoramos as questões do dinheiro.

Você tem um direcionamento claro em seus objetivos de vida? Se você tiver a disposição para mudar o seu pensamento no dia de hoje, você pode mudar a sua vida e começar a viver para fazer de seu futuro uma melhor morada.

Fonte: Finanças Forever 

Tags: , , , ,

Deixe um comentario

Insira seus dados ou conecte-se usando sua conta no facebook

Cadastre-se no Gravatar com o mesmo e-mail sua foto aparece junto com o seu comentário.

4 comentários

  1. Felipe disse:

    E educação (no nosso caso, reeducação) é a chave para uma sociedade economicamente consciente, que sabe poupar e gastar. Dinheiro e Planejamento realmente combinam! Boa matéria.

    http://www.upeducacaofinanceira.com.br


  2. Ver todos os comentários

Newsletter

Erro, e-mail inválido
Loading...Enviando...

  • O que representa maior gasto com seu carro?

    • A prestação do financiamento (41%, 23 Votes)
    • Combustível (39%, 22 Votes)
    • Ainda não tenho carro (11%, 6 Votes)
    • Impostos (9%, 5 Votes)
    • Estacionamento (0%, 0 Votes)

    Total Voters: 56

    Loading ... Loading ...
  1. 1.

  2. 2.

    Contas Online

  3. 3.

    Gbolso

  4. 4.

    Manubia

  5. 5.

    Organizze

Lista Completa


PUBLICIDADE