Fazer dinheiro é diferente de ganhar dinheiro

20/10/2010 | Admin | 507 visualizações | Artigos | sem comentários

Por Jônatas Silva

Assim como existe uma diferença grande entre poupar e investir, também ganhar é diferente de fazer dinheiro.

Quem viveu no Brasil até o século XX e investiu, provavelmente ganhou dinheiro até com certa facilidade e baixo risco. Na minha visão, ganhar dinheiro é quando o investimento realizado não cria dinheiro, simplesmente o transfere de mãos.

Uma instituição bancária ganha dinheiro captando a juros baixos e emprestando a juros altos, o chamado spread. Perceba que não é criado dinheiro, ele apenas muda de dono.

Os juros brasileiros sempre foram um dos mais altos do mundo. E isto é ruim para o país, pois mitiga o crescimento. Porém, é vantajoso para o "emprestador", afinal, juros altos, rentabilidade alta nos negócios.

Tanto o governo como diversas empresas sempre gastaram mais do que arrecadaram, sempre estão precisando de dinheiro, e quem está do outro lado, do lado "emprestador", sempre se deu bem com isso.

O momento econômico brasileiro mudou, melhor, vem mudando. O spread é menor a cada ano e ganhar dinheiro é cada vez menos lucrativo. Aí que o investidor deve mudar a forma de lucrar, ao invés de ganhar deve-se fazer dinheiro.

E como se faz dinheiro?

Criando-se novos nichos de mercado, agregando-se valor ao produto ou serviço. Veja um clube de futebol, ele faz dinheiro ao investir nas categorias de base do clube, encontrar garotos com potencial; treinar, aprimorar, lapidar e "vender" o jogador com alto lucro. O clube fez dinheiro e não somente ganhou dinheiro.

O mesmo acontece com o Cirque du Soleil que ao reinventar o circo e o conceito de espetáculo criou um novo nicho de mercado no qual não há concorrência. Fez e faz dinheiro cobrando 500 reais num ingresso para 2 horas de espetáculo.

Perceba que quando se cria um novo nicho, onde não há comparação, não existem regras. Não é possível dizer que o ingresso é caro ou barato porque não há com quem comparar. Criou-se um serviço totalmente novo onde o dinheiro é criado.

O investimento em ações

Investir em empresas de valor é investir em empresas que fazem dinheiro. É investir em empresas que com uma vantagem competitiva de longo prazo, criam novas demandas, exploram mercados ainda inexistentes e fazem dinheiro.

É possível se ganhar dinheiro na bolsa se especulando, assim como é possível participar do crescimento de uma empresa e fazer dinheiro com ela.

Títulos Públicos e CDS’s

Investimento nesses negócios, na minha visão, é ganhar dinheiro e não fazer dinheiro. Onde se empresta ao governo ou a um banco se ganhando com os juros recebidos e não na criação de valor.

Concluo dizendo que para enriquecer e fazer fortuna no Brasil será necessário FAZER dinheiro, ou seja, inventar novos nichos, criar demandas, explorar novas oportunidades. O tempo de enriquecimento apenas GANHANDO dinheiro, na minha forma de enxergar o Brasil, está acabando e não será mais possível se enriquecer desta maneira. Pense nisso!

Fonte: Finanças Pessoais



TAGS

Deixe um comentario

Insira seus dados ou conecte-se usando sua conta no facebook

Cadastre-se no Gravatar com o mesmo e-mail sua foto aparece junto com o seu comentário.

Newsletter

Erro, e-mail inválido
Loading...Enviando...

  • O que representa maior gasto com seu carro?

    • A prestação do financiamento (41%, 23 Votes)
    • Combustível (39%, 22 Votes)
    • Ainda não tenho carro (11%, 6 Votes)
    • Impostos (9%, 5 Votes)
    • Estacionamento (0%, 0 Votes)

    Total Voters: 56

    Loading ... Loading ...
  1. 1.

  2. 2.

    Contas Online

  3. 3.

    Gbolso

  4. 4.

    Manubia

  5. 5.

    Organizze

Lista Completa


PUBLICIDADE