Estabeleça suas prioridades financeiras

13/04/2011 | Admin | 895 visualizações | Artigos | sem comentários

Por Tatiana Halstern

Sem pensar muito, qual as suas prioridades financeiras? Minhas prioridades (excluindo as necessidades básicas) incluem ser independente e viajar. Essas duas coisas vem sempre a mente quando eu tomo uma decisão sobre o que fazer com o meu dinheiro. Seja essa decisão a favor ou contra as minhas prioridades financeiras.

Quando decidimos comprar um apartamento há alguns anos atrás, a maior parte da nosso foco estava em encontrar e ter recursos suficientes para realizar essa meta. E adivinhem, rapidamente conseguimos encontrar um apartamento que atendia as nossas exigências e pagar por ele. Quando decidimos vender o imóvel, o mesmo aconteceu.

Me parece claro que estabelecer prioridades e perseguí-las com afinco é o que nos levou a ter sucesso com a compra e venda do apartamento no passado. Não parece fazer sentido sofrer para economizar sem ter uma meta suficientemente atraente para o destino desses recursos.

Definir prioridades aumenta as suas chances de sucesso.  As suas prioridades serão sempre suas, mas definir prioridades coletivas que envolvam a sua família provavelmente aumentam as suas chances de sucesso. No meu caso, aumenta exponencialmente, já que sou facilmente distraída dos meus objetivos. A vigilância constante do meu marido contribui significativamente para o nosso sucesso.

Planejamento é importante, não há dúvidas. Você pode ficar sonhando com uma viagem para o Caribe por meses sem dar um passo concreto para economizar os recursos para a viagem.

Apesar disso, sonhar acordado tem o seu mérito, ser bem sucedido no planejamento financeiro envolve pensar de forma abstrada, manter-se aberto a alternativas e relembrar constantemente porque  você está trabalhando tão duro pela sua prioridade..

E aí, quais as suas prioridades?
Considerações ao definir as suas prioridades. Se você nunca pensou em como gostaria que o dinheiro trabalhasse para você, é hora de começar a pensar. Eu particularmente adoro planilhas eletrônicas, mas anotar as suas prioridades na agenda com caneta esferográfica serve também.

Vamos imaginar que você  esteja no ponto zero de finanças pessoais. Ou seja, nenhum dinheiro guardado, você vive de contracheque em contracheque e está começando a se dar conta que seu estilo de vida pode trazer consequências graves (endividamento em cartões de crédito, por exemplo).

Talvez você queira comprar uma casa, mas economizar a entrada parece impossível. Em primeiro lugar, você precisa atacar o seu endividamento e os seus hábitos de consumo. Suas prioridades podem ter mais ou menos essa cara:

Meta geral: Comprar uma casa
* Prioridade 1: Aluguel ou financiamento imobiliário, condomínio, impostos, seguros, serviços básicos (água, energia, etc);

* Prioridade 2: Financiamento do carro, fundo de emergência;

* Prioridade 3: Entretenimento, especialização profissional, etc..

Lembrem-se que isso é só um exemplo. Não quer dizer que você não poderia incluir a especialização profissional como uma prioridade 1 já que poderia significar um aumento de renda para você.

Podemos pensar em um outro momento de vida. Imaginem que você está mais adiante nas suas finanças pessoais. Orçamento equilibrado e você não precisa mais se preocupar com as despesas básicas do dia. Suas prioridades poderiam ser como as minhas:

Meta geral: Viajar
* Prioridade 1: Economizar para a aposentadoria, impostos

* Prioridade 2: Comprar uma casa definitiva

* Prioridade 3: Ver o mundo

Me parece que eu tinha menos dificuldade com as prioridades quando minha situação financeira era mais precária. Quero dizer, hoje que estou posição mais confortável, me distraio facilmente com as tentações do consumo. Quando as prioridades referiam-se as coisas básicas do dia a dia, me parece que cometia menos deslizes.

Reavalie e/ou estabeleça novas prioridades sempre que necessário. Prioridades financeiras mudam ao longo da nossa vida. Reconsidere as suas prioridades sempre que uma mudança significativa ocorrer, como por exemplo:

* Voltar a estudar;
* Casar;
* Ter filhos;
* Separar;
* Comprar uma casa;
* Perder o emprego;
* Aposentar-se.

Fonte: Fique Rico Diariamente



TAGS

Deixe um comentario

Insira seus dados ou conecte-se usando sua conta no facebook

Cadastre-se no Gravatar com o mesmo e-mail sua foto aparece junto com o seu comentário.

Newsletter

Erro, e-mail inválido
Loading...Enviando...

  • O que representa maior gasto com seu carro?

    • A prestação do financiamento (41%, 23 Votes)
    • Combustível (39%, 22 Votes)
    • Ainda não tenho carro (11%, 6 Votes)
    • Impostos (9%, 5 Votes)
    • Estacionamento (0%, 0 Votes)

    Total Voters: 56

    Loading ... Loading ...
  1. 1.

  2. 2.

    Contas Online

  3. 3.

    Gbolso

  4. 4.

    Manubia

  5. 5.

    Organizze

Lista Completa


PUBLICIDADE